quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VoIP facilitará comunicação no TRT de Sergipe

Encurtar distâncias, facilitar a comunicação e promover integração entre as unidades da Justiça do Trabalho. Esse é o principal objetivo do sistema Voz sobre IP (VoIP), tecnologia que acaba de chegar ao TRT de Sergipe e permitirá a comunicação por telefone, sem custos, entre as unidades do TRT e outras instituições do Judiciário Trabalhista. A seguir, o coordenador da Tecnologia da Informação, Euler Prado Rocha, explica o processo de implantação do VoIP e como funcionará no Regional. 
Que meio de comunicação é esse?
O Voz sobre IP (VoIP) é um conjunto de tecnologias que usam a internet ou redes IP privadas para a comunicação de voz. No nosso caso foi utilizada a Rede Nacional Privada da Justiça do Trabalho, o que nos permite total segurança e qualidade.

Quais os benefícios do VoIP?
Com esta tecnologia, o Tribunal está encurtando distâncias, facilitando a comunicação e promovendo uma total integração das unidades da Justiça do Trabalho, além é claro do corte de custos, pois as ligações são feitas sem ônus.

Como foi a implementação deste projeto?
Foi feita uma análise por parte da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) da viabilidade desta tecnologia. A partir daí entramos em contato com a Coordenadoria de Gestão de Segurança e Manutenção Patrimonial (CGSMP), que adquiriu uma nova placa para a central telefônica (PABX) com suporte para usar o VoIP  Em seguida, acionamos a Embratel para fazer a ativação dos pontos da sede do Tribunal e Varas do interior. Ressaltamos o total apoio da CGSMP que trabalhou junto a CGTI para o rápido e perfeito funcionamento deste valioso serviço. Em dois meses praticamente tudo foi implementado. Toda a implantação do sistema foi conduzida pelos servidores Fábio Santana Bispo, da CGTI, e Tadeu Matos Nascimento, da CGSMP.
Para onde podemos ligar dessa forma?
Para o TST e todos os outros TRT´s que implantaram a tecnologia VOIP.

Como deve ser feita a ligação?
Para ligar do Tribunal para o TST, disca-se o número 1 para pedir a linha, em seguida o número do TST (100), seguido do identificador do TST (000), e o respectivo ramal da unidade do TST. Para ligar do Tribunal para as Varas do interior, disca-se o número 1 para pedir a linha, em seguida o número do TRT da 20ª Região (120), seguido do identificador das Varas do Trabalho (conforme tabela abaixo), mais o ramal 0010.
 Unidade   Identificador VoIP 
 TRT-Sede / Fórum - Varas do Trabalho de Aracaju       
001
 Vara do Trabalho de Carmópolis
010
 Vara do Trabalho de Itabaiana 
011
 Vara do Trabalho de Lagarto  
012
 Vara do Trabalho de Estância 
013
 Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória 
014
 Vara do Trabalho de Própria  
015

Em breve divulgaremos na intranet os identificadores dos Tribunais e das unidades da Justiça do Trabalho que implementaram VoIP.
Como será no interior do estado?
Será da mesma forma que para qualquer outra unidade que possuir a tecnologia VoIP. Estaremos implantando no interior a partir do dia 9 de agosto e divulgaremos todas as informações na intranet.
Como está o nosso Regional em relação aos demais Tribunais?
O nosso TRT é o oitavo do país a implantar a tecnologia VoIP em todas as suas unidades. A rede de longa distância da Justiça do Trabalho foi concebida com o intuito de interligar todas as unidades jurisdicionais numa única rede de dados e voz, a fim de prover a infra-estrutura de comunicação necessária à instalação dos sistemas integrados desenvolvidos por iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). 

Fonte: http://www.trt20.jus.br/index.php?comp=noticias&var=1281120612

Nenhum comentário:

Postar um comentário